Segundo o professor Ladislau Dowbor, o volume de conhecimento é a cada dia maior em todas as áreas do conhecimento, aumentando ainda mais a necessidade de novos saberes principalmente em teconologias voltadas para as diversas meios de atuação profissional. Na escola, diante dessa realidade temos os professores com dificuldades de acesso aos novos conhecimentos, devido a densidade como ele se propaga. Ele coloca também que a escola precisa repensar o currículo, ser mais organizadora, ser mais articuladora dos diversos espaços do conhecimento. Os meios de informações devem ser usados de forma mais inteligente.
As novas tecnologias levam ao surgimento de cursos privados, portanto, a escola deve ser mais articuladora na requalificação de seus alunos, visto que, estes sairão da escola para atuar nas diversas áreas de conhecimentos oferecidas pela sociedade. Daí advém alguns problemas decorrente do imenso número de informações, isto é, o grande problema é selecionar o que é mais importante, o que é mais significativo.
Procurando vencer as dificuldades, a metodologia escolar tem que ser mais central, procurar fazer o reequilíbrio,ou seja, interagir entre trabalho e educação, sair do isolamento, tirar seus alunos do ambiente escolar para o contato com a realidade, gerando, posteriormente, discussão de como funciona as instituições visitadas, seus problemas, etc..
terça-feira, 25 de agosto de 2009
atividade 1.3
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário