sexta-feira, 30 de outubro de 2009
Relato de Experiência
Na realização da atividade proposta no Laboratório de Informática os alunos demonstraram bastante interesse e entusiasmo, pois adoraram a experiência de entrar no blog da turma e interagir com todos.Foi muito gratificante realizar esta atividade
Planejamento
ESCOLA ESTADUAL MARIA AUXILIADORA
NOME DO PROJETO: APRENDENDO A CRIAR UM BLOG
JUSTIFICATIVA
O uso das novas tecnologias hoje na educação tornou-se indispensável para o aluno / professor adquirir e acompanhar as mudanças que vem ocorrendo no mundo.
OBJETIVOS
*Propiciar a interação entre os alunos na resolução de atividades propostas no blog;
*Criar oportunidades para que os alunos demonstrem seus conhecimentos;
*Conhecer os diferentes recursos que a internet oferece;
* Reconhecer a importância das novas tecnologias para o aprimoramento da comunicação e do conhecimento;
*Levar os alunos a perceberem a importância do uso dos recursos tecnológicos;
DURAÇAO :1 mês
DISCIPLINAS :Língua PortuguesaLíngua Inglesa
CONTEÚDOS :Atividades interativas relacionadas com conteúdos das referidas disciplinas
RECURSOS
* Computador com Internet
* Livros didáticos
ETAPAS DAS ATIVIDADES
– Conhecimento prévio sobre os recursos que serão usados;
– Leitura no Livro Didático
– Pesquisa na Internet
– Criação do Blog
AVALIAÇÃO
Será feita através da interação dos alunos nas atividades em grupos e individuais, na criação do blog e observação dos trabalhos realizados.
quinta-feira, 29 de outubro de 2009
atividade 3.7 Apresentação
atividade 3.6 relato de experiência
terça-feira, 25 de agosto de 2009
atividade 1.7
1ª FASE – I CICLO (1ª SÉRIE)
Nº de alunos:25 alunos Turno : Vespertino
Disciplina:Língua Inglesa
Período de realização:04 aulas
Tema:animals
Conteúdos:nomes e habitat
Mídias utilizadas:computador e máquina fotográfica
Resultados esperados
O interesse e o entusiasmo das crianças pelo computador e os jogos ficou evidente, pois todos participaram.Os jogos e comandos praticados proporcionaram aos alunos momentos de descontração e prazer,além da interação do grupo.
atividade 1.6
” Freire apud. Plácido et. al. (2007) “acredita que o educador não será capaz de ajudar o educando a superar a “ignorância” enquanto não superar a sua própria. Isto mostra que o professor deve estar sempre em busca do conhecimento, do saber; precisa estar em constante descoberta. Não se quer dizer que deva saber tudo o que acontece no mundo, mas encontrar-se sempre aberto para os acontecimentos, aqui para a utilização das novas tecnologias como mediadora no processo da leitura”. Creio enquanto educadora que a tecnologia se faz necessária, pois facilita muito a nossa vida, tem muitos assuntos que nós também precisamos nos atualizar, buscar.Os recursos tecnológicos são valiosas ferramentas de trabalho, porém só serão válidos se os professores tiverem em mente os objetivos que querem atingir com a sua utilização, modernizando também sua forma de dar aula e de olhar o mundo.
atividade 1.5
Escola:
Nome: Escola Estadual Maria Auxiliadora
Endereço: Rua Santa Rita 119
Bairro: Centro CEP: 78 780 000
Cidade: Alto Araguaia Estado: MT
Telefone: 66 3481 16 09 E-mail:
Educador (a):
Nome: Miriam Gomes Rezende Farias
Disciplina: Língua Inglesa
Série: 6º ano (3ª fase do II ciclo)
Objetivo:
Aprimorar a aprendizagem, uso do verbo to be no tempo presente e o uso de novas tecnologias para facilitar a aprendizagem do educando.
Conteúdo:Verbo to be
Disciplina: Língua Inglesa
Público Alvo: 3ª fase do II ciclo(6º)
Tempo de duração: 01 aula
Tecnologias Utilizadas: Computadores com internet
Desenvolvimento:
Diante do computador a turma foi dividida em duplas,onde a professora solicitou que os alunos explorassem o site www.agendaweb.org, no link Free english exercises.O desafio será realizar todos os exercícios propostos com 100%
de acertos.
Resultados Esperados:
Utilização dos recursos tecnológicos disponíveis na escola como forma de melhoria na aprendizagem do educando.
Avaliação:
Os alunos demonstraram grande interesse em concluir os exercícios propostos.Dominaram com agilidade o uso do computador realizando todas as atividades propostas.
atividade 1.3
Segundo o professor Ladislau Dowbor, o volume de conhecimento é a cada dia maior em todas as áreas do conhecimento, aumentando ainda mais a necessidade de novos saberes principalmente em teconologias voltadas para as diversas meios de atuação profissional. Na escola, diante dessa realidade temos os professores com dificuldades de acesso aos novos conhecimentos, devido a densidade como ele se propaga. Ele coloca também que a escola precisa repensar o currículo, ser mais organizadora, ser mais articuladora dos diversos espaços do conhecimento. Os meios de informações devem ser usados de forma mais inteligente.
As novas tecnologias levam ao surgimento de cursos privados, portanto, a escola deve ser mais articuladora na requalificação de seus alunos, visto que, estes sairão da escola para atuar nas diversas áreas de conhecimentos oferecidas pela sociedade. Daí advém alguns problemas decorrente do imenso número de informações, isto é, o grande problema é selecionar o que é mais importante, o que é mais significativo.
Procurando vencer as dificuldades, a metodologia escolar tem que ser mais central, procurar fazer o reequilíbrio,ou seja, interagir entre trabalho e educação, sair do isolamento, tirar seus alunos do ambiente escolar para o contato com a realidade, gerando, posteriormente, discussão de como funciona as instituições visitadas, seus problemas, etc..
atividade 1.2
“A tarefa do educador é promissora, árdua e desafiante. A ele cabe a função insubstituível de desenvolver o indivíduo como pessoa, cidadão e profissional competente. Formar, adaptar, transformar, construir e evoluir são alguns dos verbos que definem o papel de atuação multiplicadora na vida das pessoas e da sociedade”. Diante de tantas funções que nos são atribuídas a aprendizagem está se tornando uma atividade contínua na vida dos professores.
atividade 1.1
A cada oportunidade que surge acredito no potencial de aprendizagem pessoal,
integrando novas experiências,aceitando limites,tento a cada dia mostrar que é possível
avançar em meio as dificuldades buscando conhecimento,tendo uma visão
consciente, gosto de aprender,pois enquanto professor estou disposta a
aprender e com certeza estarei facilitando o desejo de que outros aprendam.
“Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco,porque indaguei, porque indago e me indago.
Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade”. Paulo Freire